sábado, 22 de janeiro de 2011

Vacaciones - Férias!!!

Férias é sempre tudo de bom. Eu costumo dizer que trabalho o ano inteiro e faço minhas economias durante aproximadamente 358 dias do ano, para gastar rapidamente toda essa economia em 7 dias! Mas vale muito a pena, para quem gosta é claro. Desde que conheci o Jr e que minha mãe deixou que viajássemos pela primeira vez sozinhos, todas as férias de Janeiro viajamos. E dessa vez fomos ao Chile, mas especificamente a Santiago. A cidade é linda, muito limpa e organizada. Sendo assim, resolvi fazer um mini diário de viagem com algumas dicas para quem pretende conhecer esse encanto de lugar.


Hospedagem:
- Em Santiago, diferente da maioria dos lugares, o centro não é uma boa escolha para se hospedar. É meio antigo e muita muvuca. Então, eu aconselho o bairro Providência, que é moderno, com hoteis bons e com um preço bem atraente. Fiquei hospedada num apart hotel chamado La Fayette. Próximo ao metrô, a vários restaurantes e galerias (com lojas, cafés, mercados, farmácias...).

Transporte:
- O táxi é um bom meio de transporte. Não é muito caro e você chega rápido onde quer sem perder muito tempo.
- O metrô também é legal, e não é complicado de andar. Só tem que saber falar um pouco de "portunhol" para não ficar perdido.
- Não andei de ônibus. Eles são meio velhos e sujos. Nem quis experimentar!

Comidas:
Muuuuuuuuuuuitos frutos do mar. Bons e baratos!!!
- Giratório: no bairro Providência. Ele gira na cobertura de um prédio e você tem a vista de toda Santiago. Comida boa e não muito barata, mas vale pelo visual.
- Tanta: no shopping Parque Arauco. É um peruano que tem uma decoração moderna e a comida é uma delícia. Pelo menos a massa. Também tem umas sobremesas muito boas.
- Jóia del Pacífico: no mercado central. É uma boa opção para comer uma comida típica chilena. Com várias opções de peixes, camarões, lulas, polvos, mariscos, ..... Vale a pena! Não é caro e come-se bem!
- Café Doppio: no bairro providência na galeria da loja Paris. Tem um chá artesanal gelado, deliciosso.
- Café Dulce Luna: no shopping Parque arauco. Um café argentino, especializado num doce típico da Argentina (é claro, se o café é Argentino!!! rs) chamado medialuna. É como um croissant recheado. Eu adoro!!!
- Galindo: no bairro Bellavista. Um restaurante que fica cheio, e serve uma comida típica chilena que é o pastel de choclo, que para nós seria um escondidinho cheio de carne dentro e com purê de milho. Eu não comi, porque estou evitando carne vermelha. Acabei comendo um peixinho frito.
- Bar Liguria: no bairro Providência. É muito famoso, cheio, mas eu e Jr não gostamos muito porque o atendimento demora e não tem muita opção de comida. Só tem bebida, inclusive o famoso Pisco Sour.......loucura!!!
  
Passeios:
- Cerro San Cristóvan (subida de funicular, tipo um trem)
- Cerro Santa Lucia
- Plaza de Armas, Catedral, Museu Precolombino, Museu Histórico Nacional, Palácio La Moneda, Mercado Central (tudo isso fica no centro e dá para fazer em um dia)
- Museu de Pablo Neruda - La Chascona ( no bairro Bellavista, todo boêmio e com galerias artísticas e lojinhas de souvenir).
- Viña Concha y Toro (fiz uma excursão)
- Viña del mar e Valpaíso (também fiz uma excursão)

Compras:
- Eu não gostei muito da feirinha artesanal em frente ao Cerro Santa Lucia. Achei uma muvucada! Preferi o Pátio Bellavista que tem as mesmas coisas e com o mesmo preço. Além de ser mais agradável, cheio de restaurantes, bares, sorveterias...
- As lojas mais famosas e que você encontra tudo são: Fallabela, Paris e Ripley. Tem de tudo nessas lojas, eu particularmente comprei produtos de cabelo da marca TRESemmé, que é uma delícia e o cabelo fica muito bom, além de ser barato. A maybelline (maquiagem) também é barata nessas lojas, vale a pena.
- Se quiser comprar vinho, compre num mercado que é bem mais barato do que na vinícula.

OBS: Lá no verão é bem quente e seco. Aconselho a levar protetor solar e um hidratante. Eu pelo menos, tenho a pele mista e meu rosto ficou super seco!!!

Espero que tenham gostado das dicas!!!
Amanhã posto novamente umas comidinhas.
Bjinho!!!

Um comentário:

Pensador Universal disse...

Muito boas as dicas de viagem no Chile. Ainda não conheço lá mas certamente fará parte de um próximo roteiro.

Abraço!